Herbologia com Briseida – Receita 4 – Chá de Morangos Silvestres

O morango é uma frutinha deliciosa e muito saudável, mas você sabia que as folhas dele também são boas para a saúde? Antes de falar de como preparar esse chá é importante dizer que ele tem sabor e aroma bem diferente dos chás apresentados até agora. É um chá de aroma inebriante e selvagem que te faz sentir como se estivesse no meio de uma campina verde.

Como eu digo para minhas aprendizes, apreciar o chá começa por seu aroma, é preciso inalar antes de provar o sabor. Cada chá tem suas peculiaridades e não tem como ter uma experiência completa com chás aromáticos sem parar e respirar fundo, deixar que o ar quente e perfumado entre em seus pulmões aquecendo seu corpo e seu coração.

Parece bobagem mas, quando você aprecia o aroma na verdade você está apreciando as propriedades do vapor que muitas vezes pode proporcionar, além do prazer, a sensação descongestionante ou purificante no seu sistema respiratório tão saturado de gases poluentes, microorganismos e poeira dos arcondicionados e ventiladores. Claro que isso vale para qualquer chá, mas quando falamos em chás aromáticos como esse a dica tem valor dobrado.

Agora que já falamos sobre o aroma vamos ao sabor rico e encorpado desse chá. Para quem não está acostumado a chás intensos esse sabor pode ser um pouco selvagem, mas adoçar com um pouco de mel pode ajudar os apreciadores de primeira viagem.

Benefícios para a saúde

A bebida é rica em vitaminas, especialmente a vitamina C

É antioxidante
A vitamina C é uma fonte de antioxidantes que atuam no combate ao efeito dos radicais livres. Quando há radicais livres em excesso no organismo, eles atrapalham a renovação das células, promovendo o envelhecimento precoce e danificando o funcionamento dos sistemas.

Alivia os sintomas da artrite
As doenças reumáticas, como artrite, causam inflamação, dor, inchaço e dificuldade de movimento das articulações do corpo, por diferentes motivos.

Nas folhas de morango existe um componente chamado ácido cafeico, um diurético natural que pode ajudar a desinchar e melhorar a inflamação, quando combinado a uma dieta orientada e acompanhamento médico.

Melhora a digestão
Alguns problemas de saúde gastrointestinal pode ser aliviados com o chá de folhas de morango, como cólica, inchaço, refluxo e azia, mas é indicado ter recomendação médica para utilizar da maneira e quantidade corretas.

Fortalece a imunidade
O chá de morango possui uma tendência forte para aumentar o potencial imune do indivíduo. Desse modo, é excelente para o consumo de quem está com gripe ou de quem não deseja adquirir alguma virose.

Combate as acnes
Por ser rico em vitamina C, esse chá possui um excelente potencial anti-inflamatório que facilita bastante para combater as acnes. Assim, sua ingestão favorece o tratamento da inflamação, por meio da ação dessa vitamina.

Isso evita que se criem as comuns manchas de espinhas estouradas enquanto estavam inflamadas. Consequentemente, a face se torna mais limpa e com menos obstruções oleosas.

Auxilia na produção de colágeno
O chá dessa fruta, além de ser bastante rico em antioxidantes que favorecem a saúde da pele, propicia uma alta taxa de colágeno para a pele da pessoa. Esse colágeno deixa a pele mais firme e mais jovem, retardando o envelhecimento.

Vale destacar que o colágeno também é importante para outras funções corpóreas. Dentre essas funções, estão o fortalecimento dos tendões, vasos sanguíneos e ligamentos.

Receita do chá de folhas de morango
Com tantos benefícios que as folhas do morango oferece, converse com seu médico para incluir este chazinho gostoso na sua rotina diária. Veja como preparar.

Ingredientes

 Água: 200 ml;
 Folhas de morango frescas ou desidratadas: 1 colher (chá);
 Mel: 1 colher (café), se quiser.

Modo de preparo

1. Assim como qualquer infusão, misture as folhas no recipiente com a água recém-aquecida e deixe descansar por alguns minutos;
2. Depois coe, adoce se achar necessário e beba.

Receita de chá de morango com hibisco
Se você gosta de inovar nas receitas e sair da mesmice, esse chá é para você. Confira abaixo como preparar essa infusão diferenciada em sua casa e usufruir de suas características únicas.

Ingredientes

 Folhas de morango desidratadas: 1 colher (chá);
 Hibisco: 1 colher (chá);
 Água: 200 ml.

Modo de preparo

1. Separe as folhas do hibisco e do morango;
2. Coloque a água para ferver;
3. Assim que se iniciar a fervura, coloque as folhas;
4. Espere 5 minutos e coe;
5. Esse chá pode ser servido tanto estando quente, como estando frio.

Cuidados com as folhas de morango
É necessário que as folhas sejam bem frescas ou totalmente desidratadas, pois elas podem produzir uma substância tóxica com efeitos colaterais como náuseas e vômito. Evite folhas murchas. Se possui alergia ao morango, deve tomar muito cuidado ao ingerir sua folha também.

As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.

Está gostando do cantinho e receitinhas de Briseida? Ficou curioso sobre essa personagem e suas lições venha conhecer a trilogia A Praia das Almas, o livro 1 está na Amazon https://www.amazon.com.br/Praia-das-Almas-Livro-Inoc%C3%AAncia-ebook/dp/B0B3S1YTCJ

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s