Herbologia com Briseida – Receita 3 – Chá de camomila: benefícios e como fazer

Um dos chás mais citados durante o treino das minhas queridas Elohim é o chá de camomila. Isso porque o chá de camomila possui propriedades anti-inflamatória e antiespasmódica o que é muito útil depois de forçarem e torcerem seus corpos aprendendo a arte do Flectir.

Ajuda a relaxar e dormir melhor

O aroma do chá por si só é agradável e induz a sensação de relaxamento, claro que com minhas habilidades isso é muito mais efetivo que se fosse feito por um mortal. Mas mesmo sem a intervenção dos meus poderes o chá de camomila contém naturalmente apigenina, um composto bioativo que possui propriedades relaxantes, sendo indicado para ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade.

O chá de camomila pode ser preparado utilizando as flores secas da planta ou usando sachês, sendo vendidos em feiras, supermercados e lojas de produtos naturais, podendo ser preparado apenas com essa planta ou combinando outras plantas, como erva-doce e hortelã, por exemplo.

Chá de camomila para os olhos cansados e inchados

O chá de camomila com sementes de funcho esmagadas e com flor de sabugueiro, quando aplicado nos olhos, ajuda a refrescar e a reduzir o inchaço.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de flores secas de camomila;
  • 1 colher de sopa de sementes de funcho esmagadas;
  • 1 colher de sopa de sabugueiro seca;
  • 500 mL de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar à água, a mistura de ervas e tampar. Deixar repousar por cerca de 10 minutos, coar e colocar na geladeira até ficar fresco ou gelado. Molhar uma flanela no chá e aplicar sobre os olhos fechados, deixando repousar por 10 minutos sempre que necessário.

Alivia problemas no estômago


A camomila possui propriedades digestivas e anti-inflamatórias que ajudam a aliviar problemas no estômago, como náuseas, azia e má digestão.

Além disso, graças às suas propriedades antimicrobianas, o chá de camomila pode ajudar a prevenir o crescimento da Helicobacter pylori, que é uma bactéria relacionada com a gastrite e o surgimento de úlceras estomacais

Chá para má digestão e gases

O chá de camomila com erva-doce e raiz de alteia possui uma ação que reduz a inflamação e acalma o estômago, ajudando também a reduzir os gases e a acidez no estômago.

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de de flores secas de camomila;
  • 1 colher de chá de sementes de erva-doce;
  • 1 colher de chá de raiz de alteia picada;
  • 500 ml de água fervente.

Modo de preparo:

Adicionar à água fervente a mistura de ervas e tapar. Deixar repousar durante 5 minutos e coar antes de beber. Este chá deve ser consumido de 2 a 3 vezes por dia ou sempre que for necessário.

Previne alguns tipos de câncer


Graças à sua propriedade antioxidante e anti-inflamatória, o consumo regular do chá de camomila pode ajudar a prevenir o surgimento de alguns tipos de câncer, como próstata, mama, tireoide e ovário, por exemplo.

Ajuda no tratamento da candidíase

O corpo feminino é sensível ao estresse e pode desenvolver infecções pela simples queda de imunidade. O chá de camomila contém flavonoides e alfa-bisabolol, compostos bioativos com propriedades antifúngicas, que ajudam no tratamento da candidíase, aliviando os sintomas de coceira, irritação e dor.

Ingredientes:

3 colheres de sopa de folhas de camomila seca;
1 litro de água.
Modo de preparo:

Ferver a água e apagar o fogo. Adicionar as flores de camomila à água, tampar a panela e deixar repousar por 10 minutos. Coar a infusão e transferir para uma bacia. Após a higiene íntima, fazer o banho de assento por 15 a 20 minutos, pelo menos 1 vez ao dia.

Promover a saúde da pele


O chá de camomila é ótimo para a pele, porque ajuda a acalmar e combater o crescimento de bactérias, ajudando no tratamento de situações, como:

Alergias;
Eczemas/Dermatites;
Picadas de insetos;
Queimaduras;
Espinhas;
Foliculite;
Pele ressecada;
Catapora;
Alergia na pele;
Além disso, o chá de camomila também tem sido estudado para completar o tratamento da dermatite da fralda em bebês, pois parece acalmar a irritação da pele ao mesmo tempo que estimula a cicatrização.

Como fazer o chá de camomila para a pele?


Para usar o chá de camomila na pele é importante fazer uma infusão mais forte, para que exista uma maior concentração de substâncias ativas que possam ser absorvidas pela pele.

Para isso, deve-se seguir a seguinte receita:

Ingredientes
150 mL de água fervente;

3 colheres (de sopa) de flores de camomila

Modo de preparo


Juntar as flores de camomila na água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois, retirar as flores, coar e deixar esfriar. Por fim, mergulhar uma compressa limpa no chá, espremer o excesso e aplicar sobre a pele.

Para se obter um efeito mais calmante, é aconselhado colocar o chá na geladeira antes de mergulhar a compressa, já que o frio também ajuda a acalmar a inflamação.

Gostou das dicas? Conte aqui nos comentários qual o uso ideal do chá de camomila para você 😊😻🧚

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s