“Tópico frasal” você sabe o que é isso?

Quando a gente começa a escrever um conto ou um livro, uma coisa inevitável é refletir sobre o uso da nossa língua, isso porque começamos a pensar em como usar melhor essa ou aquela palavra, em como uma frase terá mais efeito.

Quanto mais avançamos e amadurecemos a nossa escrita mais aqueles termos, que eram tão chatos na escola, ganham importância. Um deles é o famigerado Tópico Frasal.

Todo mundo que estuda para o Enem já ouviu falar dele em especial quando se fala em textos dissertativo-argumentativo. Mas o tal Tópico Frasal não é útil apenas em textos expressamente argumentativos.

Em literatura nosso objetivo é prender o leitor, então nossa histórias, mesmo que seja uma narração precisa sim de um bom argumento e aí que entra o Tópico Frasal. Veja alguma exemplos tirados do meu Romance “A Praia das Almas” livro 2 – Presunção. Nesses trechos Emília e Melissa estão aprendendo as artes secretas na misteriosa Praia das Almas.

Tipos de tópicos frasais + exemplos:

Declaração inicial

Consiste na apresentação de ideias de impacto no início do parágrafo. Geralmente é realizada uma afirmação ou negação de um assunto relacionado ao tema.

Porém, a declaração inicial deve ser usada com cautela: se a argumentação inicia-se com uma ideia forte e no decorrer do parágrafo essa intensidade se perde, pode ser que o leitor sinta que faltou algo e te penalize por isso.

O ar em seus pulmões é mais do que uma necessidade básica, é a força reguladora dos seus centros de energia. Emoções como medo, culpa, ódio nada mais são que padrões vibracionais. Quando forem capazes de manter a respiração constante serão capazes de sentir e controlar essas mudanças dentro de vocês. Aí controlarão cada uma dessas emoções ao invés de sucumbirem a elas.

Definição

É a apresentação de uma palavra que é importante para o contexto e a explicação do significado da mesma. Ao contrário do que muita gente pensa, a definição não é a cópia de trechos do dicionário.

Flectir, em uma tradução aproximada na sua língua, significa dispor em curva, em flexão — esclareceu Christopher. — É uma técnica para dobrar e curvar não apenas seus corpos, mas suas mentes. Equilíbrio e flexibilidade devem ser cultivadas tanto no corpo como no espírito.

Comparação

Consiste na apresentação de ideias ou situações opostas para sinalizar as diferenças entre elas. Quando bem produzida, pode fazer um contraste de informações muito positivo para a argumentação.

[…]yoga, tai chi e tantas outras são manifestações muito semelhantes aos primeiros passos do Flectir, mas com uma diferença: essas artes pertencem aos mortais e são adaptadas das necessidades dos corpos humanos comuns, desde o nascimento, os corpos de vocês já divergem em força, resistência e aptidões — instruiu Vince

Alusão histórica

A alusão histórica é a associação de determinado acontecimento do passado com o presente

Ele ensinou que os primeiros moradores construíram a casa como um pequeno templo religioso que deveria servir de mediador entre eles e os colonizadores que inicialmente não tinha intenção de hostilizar os nativos. 

Mas essa boa vontade dos estrangeiros durara pouco. O choque cultural, a ganância, a incapacidade de lidar com outras noções de fé e espiritualidade que não fosse a deles próprios; tudo contribuiu para que o objetivo inicial falhasse e logo fosse esquecido. O tempo fora da névoa passava rápido e a memória dos mortais era curta para o que não gerava lucro.

Questionamento

Consiste em perguntas que tenham relação direta com o tema. Esse recurso é bastante utilizado e válido, mas atenção: todos os questionamentos que forem levantados precisam ser respondidos ao longo do texto!

Para ver o exemplo desse tópico só lendo meu livro, cada capítulo tem uma pergunta que é respondida ao longo dele.

Gostou? Ficou curioso com a história de onde tirei os fragmentos, meu livro está disponível na Amazon

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s